Por Fábio Lopes
Do blog Consumidor Cidadão
As promoções dos supermercados despertam a atenção da maioria dos consumidores. Quando versam sobre produtos como iogurtes, sorvetes e embutidos atraem ainda mais o comprador que, em razão do orçamento familiar apertado, muitas vezes só tem a chance de consumi-los quando apresentam o preço reduzido.
Mas, infelizmente, seduzido pelo preço, o consumidor se esquece de verificar a validade do produto. É aí que mora o perigo. A falta de cuidado pode levar à ingestão de um alimento impróprio ao consumo e, conseqüentemente, causar sérios danos à saúde.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), quase 2 bilhões de pessoas sofrem de intoxicação alimentar por ano, sendo que uma boa parte passa mal por ignorar o prazo de validade dos alimentos.
Apesar de o Código de Proteção e Defesa do Consumidor determinar que as embalagens informem de maneira clara e inequívoca a validade do produto, algumas pessoas sustentam ser necessária uma regulamentação mais específica da matéria. Em razão disso, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n.º 2.298/2007 que, se aprovado, obrigará os supermercados a informar a data de validade do produto em promoção nos encartes e cartazes de maneira ostensiva. Com isso, o consumidor saberia o preço do produto e a sua validade ao mesmo tempo.
Com ou sem lei, o maior aliado do consumidor na proteção de sua saúde é o próprio consumidor. Antes de encher o carrinho de iogurtes em promoção, resista à tentação do preço baixo e verifique a validade. Essa simples atitude faz a diferença na vida de qualquer um de nós.
Dúvidas sobre o tema? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br .
Dúvidas? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br
Publicidade Cidadã