Dúvidas? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br




Publicidade Cidadã

Doe seus órgãos. A vida continua.


sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Como proteger produtos eletrônicos

A temporada de chuvas costuma ser também a de prejuízos com raios. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para proteger os produtos eletrônicos.

Do Site do "Jornal Nacional" da Rede Globo de Televisão

O interfone parou de funcionar. A TV comprada por Nelson há dois meses também foi atingida pelo raio que caiu no telhado. A descarga elétrica ainda espalhou seus efeitos no bairro.

“Do vizinho aqui queimou, do vizinho ali queimou, da vizinha aqui da Sandra queimou, lá de baixo queimou”.

Segundo os especialistas, quando atinge o chão um raio gera um campo eletromagnético. As ondas se propagam pelo ar, podem atingir a superfície metálica dos cabos de eletricidade e telefonia e chegar até a rede doméstica.

O consumidor só poderá pedir indenização à companhia elétrica se uma perícia comprovar que isso ocorreu.

“O prazo do consumidor é de 90 dias para procurar a concessionária, em havendo recusa em atender o seu pedido deve procurar imediatamente um órgão de defesa do consumidor”, esclareceu Stael Riani, coordenadora Procon-BH.

Geralmente as redes das concessionárias contam com dispositivos que detectam a sobrecarga na fiação e interrompem a corrente para evitar um efeito cascata.

Mas no trecho mais perto do ponto atingido pelo raio o risco de prejuízo é grande, principalmente se as medidas de prevenção não forem adotadas em casa.

O engenheiro eletricista Ronaldo Moreira diz que há no mercado protetores para todo tipo de aparelho. “Uma medida muito interessante é você colocar um protetor de raios na entrada de energia do seu apartamento ou da sua casa”.

Segundo ele, até geladeira e ventilador, que são mais resistentes, podem entrar em curto se a descarga chegar pela tomada. A dica é a mesma para dias de tempestade e pra quem vai viajar.

“O que queima muito em residência é computador ligado à internet, telefone sem fio e o equipamento de som. Se você não tiver um protetor, a única solução é tirá-lo da tomada”.