Do site Infomoney
 
SÃO PAULO - Os tablóides que chegam em casa ou são distribuídos nas ruas e estabelecimentos comerciais, com a divulgação de ofertas de produtos, podem ser aliados para o seu orçamento. Para economizar nas compras no supermercado, muitos consumidores aproveitam-se deles para participar de promoções que dizem "cubro a oferta do concorrente". Mas você sabe quais são seus direitos, ao usar essas pequenas revistas?
No Extra, por exemplo, o consumidor pode conseguir o preço do produto no valor da concorrência no próprio caixa, mas existe uma regra que diz que o outro supermercado deve estar próximo. De acordo com o diretor de atendimento e orientação ao consumidor da Fundação Procon-SP, Evandro Zuliani, as ofertas têm pré-requisitos, mas estes devem ser precisos.
"Se disser 'cubro qualquer oferta do concorrente' e informar sem precisão, não pode limitar ao bairro, por exemplo. Senão, será classificada como publicidade enganosa ou não cumprimento da oferta. Tem que ter restrição clara, para que o consumidor não seja seduzido", afirmou.
Para economizar
Para poder participar da promoção, o consumidor deve prestar atenção à validade das ofertas e ter em mãos o tablóide ou o cupom fiscal que demonstre que o concorrente está vendendo o mesmo produto por um preço menor. "O consumidor deve guardar o original do tablóide ou da nota fiscal", indicou Zuliani. Depois disso, vale a regra: prometeu, tem de cumprir!
Caso o estabelecimento se recuse a fazê-lo, o consumidor tem duas linhas a seguir: exigir o cumprimento forçado, por meio do Procon-SP, de outras entidades de defesa do consumidor ou da Justiça; ou pode aceitar outro produto ou serviço equivalente, a critério dele. Não tendo a mesma marca, por exemplo, pode aceitar outra. "Mas a primeira opção é o cumprimento".
Ainda de acordo com o diretor de atendimento do Procon-SP, o estabelecimento que recusar a oferta será penalizado com multa administrativa.
Vantagens
Mas por que os consumidores não vão ao estabelecimento em que o produto está mais barato para comprá-lo, ao invés de reivindicar o mesmo preço em um outro local? Sobre esse assunto, o diretor de atendimento explicou que é pela preferência de fazer compras no supermercado mais próximo da casa.
Outro motivo é porque o supermercado pode ter outros produtos em promoção, ou por preços menores, e o consumidor quer que outros também saiam baratos, aí pede para cobrir o valor do concorrente.
Dúvidas? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br
Publicidade Cidadã