da Folha Online
A exposição excessiva e contínua a aparelhos como iPods, aparelhos tocadores de MP3 e similares em volumes acima de 80 decibéis podem provocar problemas na audição. Um estudo do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas de São Paulo apontou que cerca de 35% das pessoas atendidas sofreram algum tipo de distúrbio provocado por ruídos.
A pesquisa relativa aos brinquedos sonoros faz parte de um levantamento maior e que mapeou os atendimentos realizados ao longo de 13 anos de atividades do grupo.
De acordo com o estudo, a incidência está aumentando gradativamente em crianças e jovens, que abusam do volume em brinquedos sonoros.
A otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanches, do Grupo de Pesquisa em Zumbido do HC, afirma que o Brasil detém apenas legislação a respeito de ruído no meio profissional --como os produzidos por equipamentos e ferramentas-- e não estabelece nada relativo aos limites sonoros quando o assunto é o lazer.
Segundo Sanches, o nível de segurança --que não chega a provocar danos-- é de 80 decibéis. Os brinquedos eletrônicos como iPods e aparelhos tocadores de MP3 vendidos no comércio chegam a emitir ruídos de 82 a 130 decibéis.
"Além dos problemas de audição, os abusos constantes de sons altos, aliados à crescente poluição sonora, causam irritabilidade, insônia, falta de concentração, agitação, taquicardia e ansiedade", afirma a otorrinolaringologista.
Dúvidas? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br
Publicidade Cidadã