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quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Teste Extra: restaurantes a quilo

Mario Campagnani

Ao pesar um prato em um restaurante a quilo, os consumidores não pensam em como uma pequena diferença na balança pode pesar muito no bolso. Mas o Inmetro, sabendo que uma diferença de peso na balança ou no prato pode causar uma perda para os consumidores, estabeleceu uma série de normas para esses estabelecimentos.

Para garantir que elas estão sendo cumpridas, o Ipem-RJ, responsável pela fiscalização das normas estabelecidas pelo Inmetro, realizou uma visita a vários restaurantes no Rio de Janeiro. Foi analisado se o peso dos pratos correspondia ao informado pelo vendedor, se a balança estava regulada da maneira correta e também se havia um cartaz informando aos clientes o peso do prato. Veja o resultado:

"Panela Quente", Praia de Botafogo 468, Botafogo - APROVADO;

Restaurante "Super tempero caseiro", Rua Maria Luiza Pitanga 45, Largo da Barra, Barra da Tijuca - APROVADO;

"Castelo e Fonseca restaurante", Avenida das Américas 1.510, Barra da Tijuca - REPROVADO. O restaurante não tinha o papel informando o peso do prato fixado perto da balança. Em resposta, o gerente do estabelecimento, Rodrigo Fernandes de Carvalho, explicou que o local passou por uma reforma recentemente e foi pedida também a troca do cartaz informativo, que estava muito velho. Porém, enquanto o novo não chega, Rodrigo explica que será colada uma folha de papel com as informações;

"Sabrina pizzaria, restaurante e bar", Rua da Passagem 44, Botafogo - APROVADO;

"Concha doce", Praça Desembargador Jorge 10, Largo da Barra, Barra da Tijuca - APROVADO;

"Restaurante e bar Coquile", Avenida Armando Lombardi 940, Barra da Tijuca - REPROVADO. O restaurante apresentou uma diferença de 10g em um dos pratos, um peso acima do permitido. Segundo o responsável pelo estabelecimento, Luiz Fernando Vasconcelos, apenas um prato passou do peso permitido e já foi retirado. De acordo com Luiz, outros pratos foram analisados e não apresentaram problemas;

"Versão carioca", Rua da Passagem 19, Botafogo - APROVADO;

"Churrascaria Iguatemi", Rua São Clemente 104, Botafogo - APROVADO.

Variação pequena faz grande diferença

Pela norma, um prato só pode ter uma variação de peso de no máximo 5g. Para se ter uma idéia de como uma pequena diferença no peso pode ser muito importante, imagine se todos os pratos do restaurante tenham 15g a mais, em um restaurante que cobra R$20 por quilo. Assim, o restaurante leva R$0,30 a mais por cada quilo vendido. Supondo que, por dia, 500 clientes comam 500g cada, são R$75 a mais. Em 30 dias, a diferença chega a R$2.250.

Para a chefe dos produtos pré-medidos do Inmetro, Fabiana Kawasse, a fiscalização é importante exatamente por isso.

- Já foi feito um estudo que provou ser muito difícil que todos os pratos tenham o mesmo peso. Por isso existe a margem de tolerância. Mas ela deve ser respeitada e nunca ser ultrapassada - explica.

O diretor de metrologia do Ipem- RJ, César Generine, acrescenta que outra margem que deve ser respeitada é a do cartaz informando o peso do prato:

- Pela norma, além de estar fixado próximo da balança, o informativo do peso deve ter uma letra de pelo menos cinco centímetros, possibilitando a leitura do peso por todos os clientes do restaurante - afirma.

Reclamações sobre balanças adulteradas podem ser feitas às ouvidorias do Inmetro ou do Ipem-RJ.

Inmetro: número 0800 285-1818. Textos podem ser enviados pelo fax (21) 2563-2970. Também são recebidas reclamações pessoalmente ou por carta no endereço Rua Santa Alexandrina 416, 5º andar, Rio Comprido, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 20.261-232.

Ipem-RJ: telefone 0800-2823040, e-mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br, fax (21) 2289-5886 ou por carta, Rua Padre Manoel da Nóbrega 539, Piedade, Rio de Janeiro, RJ. CEP 21.381.009.