Dúvidas? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br




Publicidade Cidadã

Doe seus órgãos. A vida continua.


quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Consumidor poderá comparar tarifas bancárias; concorrência aumentará

Adriele Marchesini
InfoMoney


SÃO PAULO - Internautas poderão comparar o preço das 46 principais tarifas bancárias a partir da próxima terça-feira (18). As informações estarão disponíveis no site da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) sobre, em um primeiro momento, dez bancos: Bradesco, Citibank, Banco do Brasil, Itaú, Nossa Caixa, Real, Santander, Caixa Econômica Federal, HSBC e Unibanco.

"Precisamos caminhar para que o consumidor conheça as alternativas e preços. Assim poderão ser feitas as escolhas que sejam convenientes", afirmou o diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mário Sérgio Vasconcelos. A expectativa da instituição é que haja maior concorrência entre as instituições, à medida que houver mais transparência na prestação de serviços.

Padronização

O Sistema de Divulgação de Tarifas de Produtos e Serviços Financeiros da Febraban (STAR), como foi denominado, terá as cobranças máximas para determinados serviços, assim como já existe no site do Banco Central.

A diferença é a padronização da nomenclatura desses serviços - com grande variação de instituição para instituição - com sete subdivisões: cadastros, contas-correntes, movimentação de recursos, cheques, cartões, extratos, empréstimos e financiamentos.

Próximo passo
"Sempre foi discutido que não existe transparência nas cobranças e é isso o que queremos mudar", disse o assessor técnico da Febraban, André Luiz Lopes dos Santos.

O próximo passo é que os demais 150 bancos também integrem a lista. Depois disso, a idéia da Federação é criar a comparação de cestas de tarifas dessas instituições. Concluindo, serão dispostas informações sobre cobranças a pessoas jurídicas.