Por Fábio Lopes
Do blog Consumidor Cidadão
Muitas lojas entram em liquidação no mês de fevereiro. Em suas vitrines, oferecem descontos muito atrativos. Mas quando o consumidor faz os cálculos, o abatimento nem sempre é igual ao prometido.
Semana passada, a vitrine de uma loja localizada em um dos shoppings mais badalados do Rio de Janeiro atraía os consumidores oferecendo descontos de 60%. Entretanto, uma das mercadorias expostas tinha o preço reduzido de R$ 100,00 para R$ 89,00, o que gera um desconto pouco superior a 10%. Como a liquidação era de 60% e não até 60%, o preço do produto deveria ser de R$ 60,00.
Outra prática também muito comum é o chamado “desconto embutido”. O consumidor entra em uma loja atraído pela liquidação.Quando perghunta qual é o preço do produto com o desconto, vem a surpresa: o vendedor informa que a etiqueta já apresenta o valor promocional. Se é verdade ou mentira, o comprador nunca saberá.
Todas essas práticas comerciais vão de encontro ao Código de Defesa do Consumidor. A informação deve ser sempre clara e precisa sob pena de o consumidor poder exigir o seu cumprimento forçado Assim determina a lei a fim de que a liquidação não se transforme em instrumento para o comerciante auferir vantagens em detrimento da boa-fé do consumidor.
Por isso, muito cuidado com as liquidações. Caso tenha alguma denúncia a fazer, entre em contato com as entidades de defesa do consumidor.
Dúvidas? Entre em contato conosco: fabiolopes.adv@gmail.com ou consumidorcidadao@bol.com.br .
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