Dúvidas? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br




Publicidade Cidadã

Doe seus órgãos. A vida continua.


quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Dia-a-dia do consumidor – Cuidado na Troca dos Pneus

Por Fábio Lopes

Quem tem carro sabe o quanto é caro trocar os pneus. A pesquisa de preços é importantíssima para o consumidor não sair no prejuízo. Mas o comprador também deve ficar atento aos pneus com preço muito abaixo do praticado no mercado, principalmente quando a aquisição é “à base de troca”. Muitas lojas utilizam esse artifício para se aproveitar da boa-fé do consumidor e, com isso, obter lucros indevidos.

O golpe acontece da seguinte maneira: para atrair o cliente, a publicidade indica o preço do pneu abaixo do valor real do produto. No estabelecimento, o atendente informa que se o consumidor quiser adquirir o produto pelo preço indicado deverá fazer o alinhamento e o balanceamento das rodas. Caso não aceite, o preço do pneu passa a ser muito acima do oferecido no encarte.

Esse procedimento viola o artigo 39 em seus incisos I e V do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Oferecer um produto com dois preços desproporcionais, vinculando o mais baixo a um outro serviço, deve ser considerada “venda casada”. Se o comerciante beneficiar o consumidor com algum desconto que o faça sobre o serviços de alinhamento e balanceamento. Do contrário, é má-fé.

Além da “venda casada” de pneus e alinhamento, alguns estabelecimentos realizam uma suposta revisão para saber se o sistema de amortecimento está funcionando corretamente. E é neste momento que o consumidor inexperiente pode ser muito lesado, pois várias peças em perfeito estado são condenadas a fim de aumentar as vendas da loja.

Recomendo a máxima cautela na troca dos pneus do carro. Se você não possui grandes conhecimentos sobre o assunto, peça aos seus amigos recomendações sobre estabelecimentos idôneos ou consulte o Procon de sua cidade para saber quais são as lojas mais reclamadas.

Muita atenção e boa sorte!

Fábio Lopes