Dúvidas? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br




Publicidade Cidadã

Doe seus órgãos. A vida continua.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Berços são reprovados em teste do Inmetro

Instituto testou 11 marcas comercializadas no mercado.
Empresas disseram que vão modificar os produtos.


Do G1, com informações do Fantástico

No Brasil não existe estatística, mas nos Estados Unidos e na Inglaterra, a maioria dos acidentes com crianças de até um ano acontece no berço. Por isso, o Inmetro decidiu testar várias marcas de berços brasileiros.

Foram testadas 11 marcas das mais vendidas no Brasil: Atual, Bartira, Bonatto, Carolina, Chicco, D´Itália, Divicar, Inapram, Premiatta, Santos Andirá e Tok & Stok.

O Inmetro verificou as informações que deveriam estar nas embalagens e no manual de instruções: nome, marca, recomendações sobre o uso de colchão e desenho para facilitar a montagem da estrutura.

Nove marcas foram reprovadas nos testes de rotulagem e embalagem. A maioria nem tem manual de instruções. Também faltam informações sobre o fabricante, o que impede eventuais reclamações do consumidor. Apenas Chicco e Inapram foram aprovadas.

Na análise do material dos berços, nove foram reprovadas por causa de problemas na madeira ou nos parafusos. Apenas Atual e Tok & Stok passaram no teste.

Ao final de todos os testes realizados, nenhuma das 11 marcas analisadas atendeu aos requisitos mínimos de segurança.

Os fabricantes receberam o relatório e responderam ao Inmetro:

Dez disseram que vão se adequar às normas: Atual, Bartira, Bonatto, Carolina, Chicco, D´itália, Divicar, Inapram, Premiatta e Santos Andirá. A Tok & Stok informou que não comercializa mais o berço, mas o Inmetro diz que a loja é responsável pelo produto já levado pelo consumidor.

Veja o vídeo em http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL267190-5598,00.html