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terça-feira, 17 de julho de 2007

Recall Fiat

Empresa comunica recall de veículos fabricados entre 05 e 15 de junho deste ano.
A Fiat automóveis S/A convoca os proprietários dos veículos identificados abaixo, a contatarem, a partir de 12 de julho, a central de relacionamento da empresa para a verificação e eventual substituição da bomba de direção hidráulica.

- Dobló 1.8 (ELX/HLX e Adventure), chassi 1045597 a 1045830
- Dobló (1.8 Cargo), chassi 2011856 a 2011907
- Idea 1.8 (HLX e Adventure), chassi 2058986 a 2060405
- Siena (1.8 HLX), chassi 3330935 a 3334501
- Novo Pálio 2008 1.8R, chassi 5010814 a 5019392
- Strada 1.8 (Trekking Cabine Comum/Cabine Estendida e Adventure), chassi 7006499 a 7008541

No comunicado a empresa informa sobre a redução da eficiência do serviço da bomba do sistema hidráulico de direção, o que pode provocar perda de conforto no uso da direção hidráulica, em caso de manobra, ocasionada pelo endurecimento do sistema, com risco de acidente. A Fiat disponibiliza o telefone de sua central de atendimento 0800 707 1000 e o site www.fiat.com.br.

A Fundação Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. O que diz a lei O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: "O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.

12/07/07 Assessoria de Imprensa /Procon-SP