Dúvidas? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br




Publicidade Cidadã

Doe seus órgãos. A vida continua.


sexta-feira, 6 de julho de 2007

Vai comprar um imóvel? Leia as nossas dicas.

A compra da casa própria é o sonho de grande parte dos brasileiros. Para não transformar esse momento de realização pessoal em um grande pesadelo, preparamos algumas dicas que irão ajudá-lo a realizar um bom negócio.

Imóveis em geral

1. Visite o imóvel sempre de dia. Observe a incidência do sol, pois os imóveis que são atingidos pelo “sol da manhã” são menos quentes e mais valorizados.

2. Verifique se o imóvel possui infiltrações, rachaduras, mofo ou quaisquer tipos de danos. Desconfie sempre de pinturas recentes, pois elas, muitas vezes, camuflam alguns defeitos. Caso seja um apartamento, é importante também averiguar as condições físicas e estruturais do prédio.

3. Abra as torneiras para verificar a pressão da água. Não esqueça também de acender as luzes para conferir a existência de algum problema elétrico

4. Imóveis com muitos problemas costumam ter um preço convidativo. Entretanto, antes de comprá-lo, verifique se o custo da obra cabe em seu orçamento. O barato pode sair muito caro!

5. Os apartamentos localizados em edifícios mais antigos costumam ser maiores e ter o preço mais atraente. Mas os custos de manutenção do prédio com conservação, elevadores e instalações elétricas em geral, normalmente, são mais elevados.

6. O valor do condomínio e do IPTU são itens que não podem ser esquecidos. Às vezes, o imóvel possui um preço abaixo do que valeria no mercado, mas o valor do condomínio e do IPTU são altíssimos e não se adequam à renda familiar.

7. Informe-se antes de fechar qualquer negócio se o imóvel é foreiro. Nesses são cobrados o laudêmio em cada venda e uma taxa anual de ocupação chamada de foro.

8. Analise a infra-estrutura do local, como: transporte, comércio, escolas e hospitais. A ausência desses serviços torna o custo de vida muito mais elevado e desvaloriza o imóvel.

9. Ninguém melhor que os moradores do bairro para saber quais são os problemas da região. Por isso, tente obter com eles informações sobre a ocorrência de enchentes e as condições de segurança do bairro.

Imóveis na planta e imóveis novos

1. Leia atentamente o memorial descritivo. Nele estarão relacionados todos os materiais e equipamentos a serem utilizados na obra (azulejos, pisos, elevadores etc.), assim como a área do imóvel e a existência ou não de vaga de garagem.

2. Guarde todos os folhetos publicitários do empreendimento. Eles podem ser úteis caso seja necessário ingressar com uma ação judicial.

3. Verifique se existe o registro da incorporação do empreendimento no Registro de Imóveis e se o imóvel não está hipotecado. Se o imóvel já está pronto, é importante verificar, além da hipoteca, se a construção já está averbada e se existe matrícula no

4. Consulte o Cadastro de Reclamações Fundamentadas ou o Banco de Dados do PROCON para tomar conhecimento da existência de reclamações contra a entidade incorporadora, construtora ou vendedora.

5. Visite outras obras da construtora e tente obter informações sobre qualidade da construção e se houve atraso na entrega.

6. Leia sempre a minuta do contrato de compra do imóvel antes de assiná-lo.

Construindo a própria casa

1. Antes de comprar o terreno, faça uma estimativa sobre o custo da obra. Em razão da falta de planejamento, quase sempre as pessoas gastam uma grande soma de dinheiro e acabam não gostando do resultado final.

2. Consulte sempre um engenheiro e um arquiteto antes de começar a obra. Esses profissionais o ajudarão a projetar a casa de acordo com as suas necessidades atuais e futuras e a aproveitar melhor o espaço. Não se esqueça que um imóvel bem construído é muito mais valorizado.

Financiamento

1. Antes de contratar qualquer financiamento imobiliário, verifique se a prestação cabe dentro de seu orçamento. É recomendável que nunca se comprometa mais que 20% da renda familiar.

2. Em razão dos longos prazos de financiamento (entre 15 e 20 anos), analise se o imóvel atende as suas necessidades atuais e futuras. Não adianta comprar um imóvel de um quarto se você pretende ter dois filhos no futuro. O imóvel vai ficar pequeno e não será possível modificá-lo.

Documentação

Antes de pagar qualquer valor ou assinar qualquer contrato, é necessário verificar se o imóvel possui impostos atrasados, dívidas de condomínio, se existem ações judiciais contra os vendedores, se o imóvel está hipotecado etc. Portanto, não deixe de procurar um advogado. Ele é a sua garantia de um bom negócio.

Fábio Lopes