Por Fábio Lopes
Quem possui carro bicombustível (também conhecido como flex), às vezes se depara com a seguinte dúvida: abasteço com álcool ou gasolina? Para responder essa pergunta, devemos utilizar uma velha aliada do homem: a matemática. Mas, se você é um dos muitos que não se sente muito à vontade com os números, não se preocupe! Com o auxílio de uma simples máquina de calcular tudo fica bem simples!
Em regra, o motor dos carros bicombustíveis rende 70% a menos quando abastecido com álcool. Desta maneira, somente será vantajoso pôr álcool quando o seu valor for inferior a 70% do preço da gasolina.
Para saber isso é fácil. Pegue a sua calculadora e multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7. Se o resultado for inferior ao preço do álcool, vale a pena abastecer com o derivado da cana de açúcar. Caso o resultado seja superior, pôr gasolina é o melhor negócio. Agora, se o resultado da multiplicação for igual, tanto faz. O gasto será o mesmo.
Obs.: os dados sobre rendimento do motor foram obtidos em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG64914-6014,00.html
Dúvidas? Entre em contato conosco: consumidorcidadao@bol.com.br
Publicidade Cidadã